Você está se enganando?
- Psicóloga Marília Mendes
- Feb 17, 2020
- 2 min read

Você está se enganando?
Estamos numa época de festas, acabamos de sair do Natal e Ano Novo, e já estamos entrando no Carnaval, que envolve uma onda de festas, blocos, eventos, viagens e muito mais.
Venho observando muitas pessoas se dedicando a esse momento, comprando roupas e fantasias, maquiagens, adereços variados, além de ingressos para eventos e baladas e indo para os famosos blocos de rua.
Essa data para muitos é sinônimo de festa, de folga do trabalho, um momento para desconectar e curtir – e muitoooo. Afinal, o Carnaval é uma das maiores festas do país, e para muitos é o momento de “se jogar” e esquecer dos compromissos, das obrigações, preocupações e problemas...
Na minha experiência, vejo com frequência muitas pessoas realmente “se jogando” nessa época. Esquecem os problemas, da vida, os conflitos e acabam buscando lá fora no mundo – e não podemos esquecer nos outros – coisas que devem estar dentro de si mesmos.
- É aquela roupa cara que eu compro para me sentir “bem”, mas minha autoestima está lá no chão, me comparo com os outros, me sinto um lixo, feia e inferior.
- É a maquiagem diferente que eu vou comprar e usar para curtir esses dias, mas o limite da minha conta está no vermelho. Sei que não terei como pagar, mas a necessidade de ser elogiada nesse carnaval fala mais alto.
- É aquela viagem que todos estão fazendo e eu também vou, mas me sinto infeliz pois fiz apenas por estar com a galera e não por realmente querer.
- É ir no bloquinho toda trabalhada no visual carnavalesco e postar uma infinidade de fotos mostrando como estou feliz, mas sinto uma saudade imensa do meu ex, com quem gostaria de estar agora.
Que esses dias de feriado você possa descansar, curtir, brincar, rir, relaxar, namorar, divertir, mas acima de tudo que você encontre tempo para ver como você está levando a sua vida.
Quantas coisas você tem usado para tapar um vazio sem fim? Uma roupa, uma maquiagem, um celular novo...?
Quantos crushs você tem mantido para nutrir uma falsa autoestima e se sentir atraente e desejada?
Quantas fotos perfeitas você tem postado para tentar alimentar a sua sede de aprovação e afeto através de likes?
Que você possa também investir em VOCÊ, no seu autoconhecimento. E que esse investimento não seja passageiro e sim duradouro e transformador.
Curtir o carnaval (ou qualquer época que seja) é maravilhoso e super saudável SE te faz bem. Mas cuide para que não se perca e acabe se escondendo atrás desses momentos para não olhar como está a sua vida. Cuide das partes que você sabe que estão precisando de atenção.
Com amor,
Marília
Psicóloga e Psicoterapeuta
Comments