Será que encontrar um novo amor é a solução?
- Psicóloga Marília Mendes
- Feb 18, 2020
- 1 min read

É muito comum eu receber pessoas no consultório após um término de relacionamento. Muitos relatam dificuldade para dormir, tristeza sem fim, baixa autoestima, saudade intensa da pessoa e esperanças de que algo mude e possam reatar. Também é comum vê-los tentar afogar as mágoas, feridas e dores dessa relação em bares, baladas, viagens... e outras pessoas. Seja através de aplicativos de relacionamento, seja nos bares e festas, o lema é esquecer o ex não importa como.
Não sou contra a pessoa se permitir conhecer novos espaços, nossos universos. Mas o que me preocupa é a frequência com que eu vejo as pessoas não se permitirem sofrer pelo que perderam. Querem mostrar ao mundo como estão bem e como o outro (aquele que partiu) perdeu.
Existe uma tentativa de tapar o buraco deixado pelo outro com experiências momentâneas, o que faz com que cada vez mais eu encontre pessoas que estão totalmente desligadas dos seus sentimentos. Isso faz com que esses encontros aleatórios, sem profundidade mascarem o que realmente precisa ser visto.
O que eu percebo é que quanto mais disponível essa pessoa está para se conectar com a sua dor, mais profundamente ela mergulha e sobe à superfície e supera questões deixadas mal resolvidas. Você fingir que não está doendo não faz deixar de doer. Existem coisas que precisam ser cuidadas antes de se envolver com uma nova pessoa. Cargas, mágoas, sentimentos mal resolvidos dentro de você e é importante dar atenção a isso.
Encontrar alguém nesse momento de dor pode até ajudar (temporariamente), mas será que é isso mesmo o que você precisa?
Com amor,
Marília
Psicóloga e Psicoterapeuta
Créditos da imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas">Pessoas foto criado por halayalex - br.freepik.com</a>
Comments