Setembro Amarelo
- Psicóloga Marília Mendes
- Feb 9, 2020
- 3 min read

Setembro Amarelo - O que é?
Campanha criada a partir de 1994, com a morte de um jovem chamado Mike Emme de 17 anos, quando tirou sua própria vida com seu carro amarelo.
A família distribuiu cartazes e fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que tivessem passando pelo mesmo sofrimento que Mike.
10 de Setembro - DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.
A campanha é uma inciativa a prevenção do suicídio, trazendo discussões e reflexões acerca do assunto, para buscar quebrar tabus e proporcionar cada vez mais concientização sobre a importância do cuidado da saúde mental.
O que é suicídio?
O suicídio é um comportamento onde o indivíduo deseja tirar sua própria vida movido por:
- sofrimento imensurável;
- Desespero;
- Desesperança;
- Solidão;
- Desamparo;
- entre muitos outros motivos.
O suicídio tem como objetivo o extermínio da dor e não da vida.
Estudos trazem que o suicídio é um agravamento de uma possível doença psiquiátrica não tratada de maneira adequada. Por esse motivo, especialistas dizem que não se trata de escolha, e sim de um momento de dor tão intenso para o indivíduo que a morte lhe parece uma alternativa de alívio.
"O suicídio é uma solução definitiva para um problema temporário"EDWIN SHNEIDMAN
O suicídio não tem uma única causa e pode ser influenciado por inúmeros fatores como vulnerabilidade, estressores ambientais, traumas e cada pessoa lida de maneira diferente ao mesmo estímulo, portanto não podemos generalizar e nem buscar identificar uma única causa para ele.

Fonte: LIBBS
DADOS
Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas tiram suas próprias vidas. O número de tentativas é ainda maior.
Especula-se que o número real seja muito maior, pois muitas mortes por suicídio não são registradas como tal, sendo tratadas como "acidentes".

NÃO É FRESCURA
A pessoa em sofrimento intenso pode tentar comunicar a sua dor e fazer pedidos de maneira indireta, com frases como "estou cansada dessa vida" ou "só queria que tudo se acabasse". Também podemos ouvir dessas pessoas frases mais diretas "Eu preferia estar morto", "ninguém sentirá minha falta...", "os outros serão mais felizes sem mim", entre muitas outras.
Importante dizer que a pessoa que pensa em suicídio pode não verbalizar nada e por esse motivo, é importante ficar atento aos sinais, como isolamento, se desfazer de coisas que gostava muito antes, fechamento de contas, resoluções de conflitos com pessoas, encontros repentinos com pessoas que não falava a tempos, etc.
Se você convive com alguém que está demonstrando sinais de que algo não está bem, acolher e mostrar que está disponível para ajudar pode ser de grande valor.
Ofereça sua escuta e não julgue a dor do outro com base na sua forma de ver a vida. Lembre-se: cada pessoa é única e sente de maneira única também.
TRATAMENTO
- Psiquiatra
- Psicólogo (psicoterapia)
- Outros profissionais como por exemplo nutricionista, que pode ajudar com a questão da alimentação e auxiliar a cuidar da alimentação e nutrir o corpo de maneira mais eficiente, o que ajuda em doenças como depressão, por exemplo.

AJUDA
Está preocupado com alguém ou você se vê nessa situação? Seguem aqui algumas informações para que procure ajuda:
- CVV (Centro de Valorização da Vida) - telefone 188, 24h por dia 7 dias por semana.
Site: www.cvv.org.br
- Viu alguma publicação na rede social que te preocupou?
Facebook tem uma função de denúncias do post e uma equipe específica do Facebook entra em contato.
- Quer fazer algo mais pela pessoa?
Indique profissionais de confiança, como por exemplo um psiquiatra ou psicóloga.
Ficou com alguma dúvida?
Me coloco a disposição.
Comments