Como está a sua bateria?
- Psicóloga Marília Mendes
- Mar 28, 2019
- 2 min read
Há um tempo atrás eu vi uma reportagem que falava sobre uma funcionária que pediu afastamento do trabalho para cuidar de sua saúde mental. O chefe, aceitou dizendo ser importante todos estarem plenos para trabalhar. Esse caso causou todo um alvoroço por se tratar de uma prática incomum - a de se afastar e receber o ok do chefe para tratar-se.
Ao contrário do exemplo, as doenças mentais são comuns. São responsáveis inclusive por grande parte dos afastamentos de trabalho em nosso país. A Organização Mundial de Saúde já chegou a projetar até 2020 a depressão como a doença mais incapacitante do mundo. 🤯 🌎
Ainda existe um estigma muito grande em relação ao cuidado da saúde mental. Alguns acreditam que podem estar supervalorizando emoções ou até mesmo acham que a pessoa é louquinha.
Outra questão super válida é a questão de preço. Muitos falam não realizar tratamentos com psicólogo por exemplo pois não tem dinheiro, mas estão frequentemente indo em baladas, gastando com bebidas, comprando em excesso e até usando o dinheiro como forma de ocupar um vazio na vida que nem ele sabe da onde vem.
Pois eu te pergunto: quanto vale sua paz? Quanto vale construir uma autoestima equilibrada? Quando vale o seu autoconhecimento, de forma que você viva de forma mais leve, lidando com seus conflitos de forma melhor?
A questão é que o cuidado com a saúde mental deveria ser tão importante quando a saúde física, pois todos somos seres biológicos, psicológicos, culturais e espirituais. Está tudo interligado. Não tem como tratar uma doença como a depressão e tomar remédios apenas, e não olhar para onde veio o que causou ela. 🤔
Vamos falar mais sobre saúde mental? Mande nos comentários ou inbox o que você gostaria de falássemos por aqui em relação a saúde mental. Conto com vocês 🤗 _________________________________ Ψ Psicóloga Marília Bastos Mendes 📌CRP 06/146193 🛋 Atendimentos presencial (São Paulo) e on-line 💻 (brasileiros em todo mundo 🌎) 🌻 Entre em contato!

Comments